quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Parâmetros Curriculares Nacionais


Para responder a algumas questões organizacionais, torna-se necessário um instrumento que oriente as propostas curriculares escolares, respondendo a esta demanda, foram elaborados, a partir de 1996, pelo MEC, os Parâmetros Curriculares Nacionais, considerados como referencia de qualidade para o Ensino Fundamental de todo o país. Este documento foi elaborado com o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. Sem caráter de obrigatoriedade, constituem um instrumento de aperfeiçoamento da prática dos professores, auxiliando na elaboração e na execução do projeto pedagógico da escola, assim como na revisão das propostas curriculares das secretarias e na definição de critérios de avaliação dos sistemas municipais, estaduais e nacional de ensino. Na efetivação de tal proposta, deve ser considerada a pluralidade dos campos de conhecimento e de cultura de nosso tempo, em que cada área de conhecimento possui um corpo que o define. Este corpo conceitual é determinado pela concepção que fundamenta a área de conhecimento e que, neste caso, segue a tendência da abordagem crítico-superadora, concepção que evidencia a natureza dos conteúdos tratados, definindo claramente que conhecimentos serão abordados.

SOUZA, diz "No Brasil, os trabalhos desenvolvidos na área de Educação Física de forma geral pautam-se na conceituação de corpo e de movimento, levando em consideração, na construção de seus conteúdos, aspectos fisiológicos e técnicos" Os PCN ressaltam a necessidade de se superar esses conceitos e baseiam-se em uma abordagem que engloba, além dos aspectos fisiológicos e técnicos, os aspectos socioculturais que caracterizam as pessoas, que interagem e se movimentam. Foram eleitos dois conceitos que pretendem nortear esse componente curricular. O primeiro deles é o organismo, definido como um sistema estritamente fisiológico, e o segundo é o corpo, que se relaciona dentro de um contexto sociocultural.

Com essas preocupações, a visão que se tem da Educação Física foi direcionada para a expressão de produções culturais e de conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos. Em outras palavras, a Educação Física passou a ser entendida como uma cultura corporal de movimento, pois parte-se do pressuposto de que o movimento humano e o corpo adquirem significações que estão inseridas em um contexto social e cultural e que se modificam de acordo com os diversos momentos históricos de uma sociedade.

Nesse sentido, Educação Física, segundo o SEF-PCN de Educação Física "busca garantir a todos a possibilidade de usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginástica em benefício do exercício crítico da cidadania".

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