sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Roteiro de Observação - Centro Educacional Católica

Identificação:
  • Nome: Centro Educacional Católica de Brasília
  • Endereço: QS 07 Lote 01 EPCT - Águas Claras - DF - CEP: 71966-700
  • Fone:(61)3451-5000 - Fax:(61)3451-5096
  • Site: http://www.cecb.edu.br
  • Professor: Thiago Bernardes
  • Série/Disciplina: 9º ano
  • Data da Observação: 15/10/2010

  1. Objetivos da Aula: Trabalhar os fundamentos do basquetebol, através de processos pedagógicos e jogos desportivos.
  2. Conteúdos Trabalhados: Drible de proteção, drible de progressão, manejo de bola, e arremesso.
  3. Recursos Didáticos Utilizados: Apito, bolas (uma para cada aluno), coletes e cones.
  4. Características Ambientais: Para a prática de Educação Física a escola possui um pátio coberto que é dividido em quatro quadras e também duas quadras externas descobertas. Além de possuir salas de musculação, de balé com barras e espelhos, de judô, de ginástica rítmica, ginástica geral e ginástica de animação, e Play ground para as crianças.
  5. Características dos Alunos: São alunos de classe média e classe média alta, com média de idade de 14 anos. A turma observada continha 28 alunos, todos do sexo masculino, pois a aula é dividida desta forma, a maioria dos alunos fez a aula prática e aqueles que não fizeram, jogaram xadrez. Os alunos são bem tranquilos, atendem aos comandos do professor e o respeitam bastante.
  6. Desenvolvimento da Aula: A aula foi dividida em: 10 minutos de aquecimento com atividades de lateralidade, usando ora pé direito, pé esquerdo, ora mão direita, mão esquerda em deslocamentos de ida e volta pela quadra; 15 minutos de processos pedagógicos de alguns fundamentos do basquetebol; 15 minutos de jogo - dividindo a turma em quatro times.
  7. Relacionamento Professor/Estudante: O professor é bem próximo dos alunos, conversa bastante, dá os comandos e os corrigem e é bem amigável.
  8. Tendências Metodológicas do Professor: Abordagem esportivista, técnicas e táticas de uma determinada modalidade, no caso o basquetebol.
  9. Competência Técnica e Habilitação Profissional do Professor: Licenciado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.
  10. Apreciação da Aula pelos Estudantes: Bem dispostos e animados a fazerem a aula, uniformizados adequadamente e realizaram as atividades de acordo com as regras já anteriormente conhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário